top of page
item_7.png

Sarau Estação 67: “Sepetiba em Cena”

No dia 19 de agosto, o MTD realizou o Sarau Estação 67: “Sepetiba em Cena”, desta vez, o sarau contou com uma abordagem sobre a degradação da Baía de Sepetiba, e teve como principal atração a exibição do filme Cada Vez Mais Longe, dos diretores Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi.

O filme retrata o processo de assoreamento da Baía de Sepetiba–que já foi considerada a segunda maior produtora pesqueira do Brasil–através da história dos personagens João, um pescador, e Isaura, sua mulher. A obra é uma denúncia ambiental que relata a poluição que se agravou a partir dos anos de 1960 com a implantação da Zona Industrial de Santa Cruz e a crescente industrialização dos municípios vizinhos.

Após a exibição do filme Cada Vez Mais Longe, no sarau, houve uma roda de bate papo com a presença dos diretores e de uma das produtoras do filme.

A diretora Evenile Costa afirmou que a exibição do filme na região de Sepetiba foi fundamental. “A gente ficou muito feliz com o convite. Acho este movimento, este sarau, uma coisa absolutamente necessária. Para mim, o filme não fecharia se a gente não trouxesse e exibisse nesta comunidade, nesta região e com esta força toda que o MTD está promovendo. Eu acho que é uma informação fundamental para as pessoas que ainda não sabiam deste dano, que apesar de irreversível, a gente não pode deixar que avance”, disse ela.

Já o diretor Oswaldo Eduardo Lioi falou sobre a experiência de exibir o filme no Sarau: “Eu acho que o Sarau Estação 67 é uma iniciativa incrível. Este nível de participação deve ser multiplicado porque quanto mais você abraça as suas próprias causas, mais você transforma, mais você é dono. Foi muito feliz a gente ter chegado tão perto, ter participado deste grande encontro. O filme foi uma motivação maior de voltar ao lugar onde a gente fez as imagens, e trazê-lo pra cá é um diferencial muito grande. Agora é momento de agregar mesmo, porque Sepetiba é um todo, não pode ser uma parte”.

O MTD procura promover ações voltadas para o segmento cultural, artístico, educativo e socioambiental. Elizabeth Manja, idealizadora e gestora da ONG afirma que essas ações são propostas com objetivos de movimentar, chamar atenção e promover a valorização do bairro de Sepetiba como um todo.

Sarau Estação 67, é promovido bimestralmente pelo MTD. Pra saber as próximas datas, acompanhe nosso site e curta nossa página no facebook. Abaixo, confira fotos do evento.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
item_2.png
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square