MTD agora é ITD e inaugura sede em Nova Sepetiba
2021 é ano de mudança para o Movimento Territórios Diversos, apesar do cenário atual provocado pela pandemia, o segundo semestre do ano trouxe muitas mudanças e novidades para a ONG, que atua desde 2013, a partir da iniciativa da professora de Literatura Elizabeth Manja, no bairro de Sepetiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, promovendo ações culturais, educacionais e artísticas.
De movimento a Instituto
O Instituto Territórios Diversos iniciou suas atividades promovendo um sarau de poesias em em praça pública na comunidade de Nova Sepetiba, reunindo jovens para trazerem seus escritos, suas músicas, lerem e declamarem poesias. Este evento passou a se chamar Sarau Estação 67, em alusão à data de fundação do bairro (1567) e à estação ao antigo bonde de tração animal que fazia ponto final em Sepetiba. Outros colaboradores foram chegando e abraçando a ideia até surgir o coletivo Movimento Territórios Diversos. Assim, as atividades culturais foram ganhando popularidade na comunidade.
Em 2016, o coletivo passou a ser uma instituição com personalidade jurídica, se tornando uma Associação Cultural. Por suas ações recebeu prêmios importantes como o prêmio nacional "Todos por Um Brasil de Leitores", "Ações Locais" e foi certificado como "Ponto de Cultura Carioca". Neste ano, a Associação do Movimento Territórios Diversos adotou o nome "Instituto Territórios Diversos", mudança que representa uma transição importante, a conquista de uma sede física fixa, um espaço preparado para abrigar os projetos e ações da ONG.
Novo nome, nova sede
Apesar de grandes conquistas ao longo dos anos de atuação da ONG no território de Sepetiba, uma sede física se fazia necessária para que o Instituto pudesse realizar plenamente suas atividades, ampliar suas ações e alcançar ainda mais pessoas. Desde 2018, foi protocolado pelo Territórios Diversos um pedido ao poder público para cessão de um imóvel que estava em condições de abandono na comunidade, sendo subutilizado como agência da CEHAB (Companhia Estadual de Habitação).
Após muitas articulações da gestora Elizabeth Manja, documentações entregues, burocracias e o importante apoio de gestores públicos como o professor Franklin Santos (Secretaria de Infraestrutura e Obras - SEINFRA), Dr. Osvaldo Berge, Dr. Angelo Monteiro (Companhia Estadual de Habitação- CEHAB) e, sobretudo, do subsecretário Alan Borges (SEINFRA), em julho de 2021, o processo foi deferido, e a Secretaria de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro determinou e autorizou a ocupação do imóvel pelo Instituto Territórios Diversos.
Para Elizabeth manja, diretora executiva da ITD, a nova sede representa a concretização de um sonho. "A chegada dessa nova sede é a concretização de um sonho. Com ela haverá oportunidades de acesso à cultura, educação, arte e geração de renda para os jovens e moradores do território, pois ampliaremos todos os projetos e ações que já realizamos e também promoveremos novos projetos. Ter essa ampla sede do Instituto Territórios Diversos em Nova Sepetiba é uma grande vitória da cultura e da comunidade.", afirma.
Transformação por toda parte
Com a conquista do espaço, o ITD passou para a etapa de organizar e executar a reforma e revitalização do imóvel cedido. O prédio da nova sede do Instituto estava em condições bastante precarizadas, necessitando de muitos reparos, instalação de energia elétrica, e passando por problemas como umidade nas paredes, ferrugem e infestação de cupins e outros insetos, além de árvores ramificadas dentro do imóvel, causando entupimento no sistema hidráulico e esgoto.
Ao longo do processo de reforma, a presença constante de colaboradores do Instituto fez com que alguns moradores de Nova Sepetiba já se apresentassem, se voluntariando para ajudar na reforma, reforçando parte da equipe. Além disso, alguns comerciantes locais ofereceram apoio ao ITD e contribuíram doando materiais de construção, como tintas, massa, tomadas, dentre outros utensílios, uma ação que fortaleceu a ONG nesta importante etapa. E para modernizar ainda mais o espaço, por meio de uma parceria, a nova sede conta com sistema de internet e sistema de monitoramento por câmeras, 24 horas.
Com empenho e todo apoio recebido, o Instituto Territórios Diversos, em menos de um mês, já conseguiu restaurar grande parte do imóvel e segue realizando mutirões de limpeza diários e preparando tudo para uma grande inauguração.
A ONG tem planos de implantar a primeira biblioteca do bairro, com diversas obras literárias, sobretudo um acervo de escritores da periferia e escritores negros, o primeiro herbário orgânico de Sepetiba, realizar apresentações de espetáculos teatrais, oficinas, workshops, cursos livres, audiovisual, com cineclubers, e muitos saraus literários ao ar livre nos jardins do novo espaço, que promete ser uma referência cultural não somente para o bairro de Sepetiba, mas para os demais bairros da Zona Oeste.
Para executar todos esses projetos, o Instituto Territórios Diversos continua recebendo materiais para o novo espaço, como livros e estantes para a nossa biblioteca, além de aceitar novos voluntários. Se interessou? Entre e contato e participe destas ações.
Abaixo, confira fotos da nova Sede e do processo de reforma e revitalização do imóvel.
Comments