top of page
banners_site_aba_projetos.png
logotipo_sarau.png
Literatura
Sarau Estação 67

O Sarau Estação 67 é um evento multicultural de diversas linguagens com foco na leitura de poesias que acontece de forma continuada desde o final de 2013, com edições bimestrais em praças públicas e em espaços de instituições parceiras em Nova Sepetiba, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, atraindo uma diversidade de jovens e público em geral que tem  a oportunidade de se apresentarem e demonstrarem seus trabalhos artísticos interagindo com diversos atores de toda a cidade que vem a Sepetiba prestigiar o evento. No Sarau Estação 67 acontecem  distribuição, troca e lançamento de livros, exibições de filmes, debates, feiras de expositores, declamações, batalhas de rima, apresentação musical, de danças entre outras manifestações. 

O bairro de Sepetiba data sua fundação em 1567, dessa data foi extraída a dezena “67”, que compõe parte do nome do sarau, já o termo “Estação” remete ao fato histórico de que em Sepetiba ficava a última parada /“estação” do bonde de tração animal que ligava Sepetiba, Santa Cruz e Itaguaí. Sepetiba era local dos saraus, das touradas, de passeios e veraneio da família real. O Sarau Estação 67 resgata essa memória histórica de eventos, sendo uma ação cultural contemporânea de potencialização e integração  que transforma uma realidade e valoriza o bairro fortalecendo a identificação e a auto-estima dos moradores.

item_3.png
ESTACAO_67_NA_ESCOLA.png
Literatura
Estação 67 na Escola

Projeto de extensão do Sarau Estação 67, acontece dentro das escolas públicas de Sepetiba contando com atividades de oficinas de produção artística, seguidas de sarau literário, evento onde os alunos presentam o resultado de suas produções. Por meio desse projeto muitos alunos passam a frequentar os saraus que são realizados nas praças e se descobrem enquanto artistas. Este projeto recebeu o Prêmio Ações Locais em 2015. 
logotipo_circuito.png
Literatura
Estação 67 Circuito Ciranda Da Leitura

Projeto voltado para o público infantil e infanto-juvenil com cirandas de contação de histórias de autores da literatura brasileira infanto-juvenil, tais cirandas estimula e potencializa o processo de incentivo a leitura e apresenta. Para além das contações de histórias o projeto conta com atividades de pintura, brincadeiras e distribuição de livros. Este projeto recebeu em 2015 o prêmio TODOS POR UM BRASIL DE LEITORES pelo Ministério da Cultura do Governo Federal e em 2020 foi contemplado pela LEI ALDIR BLANC pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/SECEC.   
item_6.png
logotipo_estação.png
Literatura
Estação Fantástica 

Projeto de valorização às tradições populares de lendas do folclore brasileiro, voltado para o público infantil. O projeto Resgata os costumes e manifestações populares por meio da oralidade, desenvolvendo o gosto e conhecimento da diversidade cultural existente no Brasil, por meio de espetáculos teatrais são encenadas e contadas  histórias das lendas afrobrasileiras e indígenas, além de brincadeiras populares como pula corda, peteca, amarelinha, pula elástico, entre outras. Este projeto foi contemplado pela LEI ALDIR BLANC pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro/SMC.
cinecult.png
Audiovisual
Cinceult Jovem

Projeto de experiência coletiva no universo audiovisual com sessões de filmes em longa, média e curta metragens seguidos de debates. Destinado ao público jovem entre 15 e 29 anos moradores do conjunto Nova Sepetiba e adjacências. Este projeto é  focado no desenvolvimento do olhar investigativo, entendendo que o universo audiovisual não se restringe apenas a produção, mas também na posição do sujeito expectador que observa e se torna capaz de formular um pensamento crítico e, a partir desse olhar, dialogar, interagir e se posicionar como sujeito no mundo. Este projeto é realizado desde 2017, neste mesmo ano foi contemplado pela chamada pública Geração Cultura RJ pelo Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa da Secretaria de Estado de Cultura/SEC.
cia te teatro.png
Teatro
Cia D ' Teatro TD

CIA D ' TEATRO TD é um projeto  com formação de elenco teatral oriundo dos artistas que se destacam nas OFICINAS DE TEATRO ESTUDANTIL realizadas pelo Territórios Diversos na comunidade desde 2015, destas oficinas originou-se o projeto TEATRO ESCOLA, onde os artistas da Cia D ' Teatro TD montam espetáculos de temáticas afrobrasileiras para encenarem nas escolas públicas e em festivais de teatro de toda a cidade. Esse projeto já montou e estreou  três espetáculos "E se fosse com vc?", " Contos Afrikanos" e "Chapeuzinho Vermelho e o Porco Mau". Para além das montagens autorais a Cia também atua em espetáculos de parceria externa como as peças de roteiro histórico do Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico do Rio de Janeiro/IPHARJ: " Dona Maria I volta a Sepetiba" e "Chegada de Dna Maria I na SECEC".
fotografia.png
Artesvisuais
Prêmio MTD De Fotografia

Iniciativa sustentável e colaborativa, cuja essência é a valorização do “olhar”, a difusão da arte fotográfica e o incentivo à todos os amantes da fotografia, por meio de um concurso que premia os vencedores em uma inédita Cerimônia de Premiação e Mostra fotográfica na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. A primeira edição fora realizada  em Santa Cruz, no casarão imperial Palacete Princesa Izabel que abriga o Ecomuseu de Santa Cruz. Em cada edição o Prêmio apresenta uma homenagem a notáveis personalidades da fotografia, nesta primeira edição o homenageado foi Walter Firmo Guimarães da Silva, fotógrafo, jornalista e professor brasileiro.
educa_mais.png
Artes Integradas E Educação
Educa Mais Cultural

O projeto EDUCA MAIS CULTURAL é uma iniciativa pioneira em Sepetiba, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, apresenta uma proposta de atividades educativas e culturais voltadas para os alunos do Ensino Fundamental da rede pública de escolas. O projeto Educa Mais Cultural propõe um conjunto de oficinas interdisciplinares continuadas, de cunho educativo, criativo e cultural.  As oficinas apresentam conteúdos, atividades criativas e artísticas integradas com as disciplinas escolares regulares. No primeiro ciclo do projeto as oficinas ofertadas são: Oficina Leitura, Escrita & Expressão Teatral / Oficina de Jogos Matemáticos / Oficina de Musicalidade Sustentável / Oficina de Artes & História. As oficinas  abordam temas norteadores sobre o patrimônio material e imaterial de Sepetiba e Santa Cruz levando aos educandos o conhecimento da memória local. Com este projeto o Territórios Diversos passou a integrar a Rede Carioca de Pontos de Cultura Carioca, reconhecido  em 2020, pela  Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro/ SMC. 
bottom of page